domingo, 21 de novembro de 2010

ADÉLIA PRADO - Por Ana Maria Mineira


GALERIA DOS BRASILEIROS IMORTAIS


ADÉLIA PRADO

(ESCRITORA E POETA) COM LICENÇA POÉTICA

Quando nasci um anjo esbelto,

desses que tocam trombeta, anunciou:

vai carregar bandeira.

Cargo muito pesado pra mulher,

esta espécie ainda envergonhada.

Aceito os subterfúgios que me cabem,

sem precisar mentir.

Não sou feia que não possa casar,

acho o Rio de Janeiro uma beleza e

ora sim, ora não, creio em parto sem

dor.

Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.

Inauguro linhagens, fundo reinos

— dor não é amargura.

Minha tristeza não tem pedigree,

já a minha vontade de alegria,

sua raiz vai ao meu mil avô.

Vai ser coxo na vida é maldição pra

homem.

Mulher é desdobrável. Eu sou.

Em 1975, Drummond sugere a Pedro Paulo de Sena Madureira, da Editora Imago, que

publique o livro de Adélia, cujos poemas lhe pareciam "fenomenais". O poeta envia os

originais ao editor daquele que viria a ser Bagagem. No dia 09 de outubro, Drummond

publica uma crônica no Jornal do Brasil chamando a atenção para o trabalho ainda

inédito da escritora.

A partir do ano de 1978, com “Coração Disparado”, que é agraciado com o Prêmio

Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, Adélia Prado percorre vários caminhos

proporcionados pelo seu talento literário e intelectual. Educação, Teatro, Poesia e a

Prosa, meandros por onde transitava toda a sua dedicação e produção junto à cultura

brasileira.

Em 1994, após anos de silêncio poético, sem nenhuma palavra, nenhum verso, ressurge

Adélia Prado com o livro O homem da mão seca.

Suas obras mais recentes: Poesia - A duração do dia, Record – 2010; Prosa - - Quando

eu era pequena – 2006; Antologias: Prosa Reunida, Siciliano – 1999.

ADÉLIA PRADO por sua intensa participação na cultura brasileira, é UMA

BRASILEIRA IMORTAL.

POR ANA MARIA MINEIRA



__________ Information from ESET Smart Security, version of virus signature database 5635 (20101120) __________

The message was checked by ESET Smart Security.

http://www.eset.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES(ÚLTIMO MÊS)

POSTAGENS POPULARES (TUDO)